Índice de conteúdos:
Apresentação
Capítulo 1. Pólis e civitas: a raiz étnica e o conceito dinâmico de cidade
Capítulo 2. A cidade europeia: entre lugar para morar e espaço de negotium
Capítulo 3. O advento da metrópole
Capítulo 4. A cidade-território (ou a pós-metrópole)
O corpo e o lugar
Espaços fechados e espaços abertos
O território indefinido
Espaço e tempo
Um indicador: a polivalência dos edifícios
Capítulo 5. A perspectiva gnóstica: o habitar humano entre a terra e o céu
Capítulo 6. Para acabar em? beleza
Num texto nascido de uma série de conferências, Massimo Cacciari percorre a história da cidade através da sua essência e lança uma reflexão filosófica e estética provocadora.
Grécia e Roma dão início a este percurso, oferecendo dois modelos antagónicos de cidade: a pólis grega, de natureza étnica e, por definição, endogâmica e estanque; e o modelo legalista da civitas romana, uma cidade cuja essência programática a leva a abrirse e a crescer inexoravelmente. Herdeira do modelo romano, a cidade moderna europeia debate-se entre a sua condição de cidade-lugar para morar, de espaço de acolhimento e encontro de uma comunidade, e a sua condição de máquina, de cenário de intercâmbio e espaço de negotium. Mais tarde, na metrópole contemporânea, a produção e o mercado marcam o desenvolvimento da cidade e restringem definitivamente as marcas da história através da delimitação dos centros históricos.
Hoje habitamos a pós-metrópole, a cidade-território. E, embora os nossos corpos continuem a reclamar a necessidade de lugares, a pós-metrópole impõe uma geografia que se desprendeu de parâmetros espaciais para impor os temporais, onde os edifícios se transformam em acontecimentos e as distâncias em tempo.
Massimo Cacciari (Venecia, 1944) es filósofo, político y profesor universitario italiano. Fue profesor de estética en la Universidad de Venecia, ciudad de la que ha sido, desde 1993, alcalde en dos ocasiones. Ha escrito numerosos libros de ensayo, entre los que destacan Oikos (1975), Pensiero Negativo (1977), Icone della Lege (1985), L\'Angelo neccessario (1986) o Geo-filosofia dell\'Europa (1994). Actualmente tiene la cátedra de Pensamiento filosófico y metafísica en la Facultad de Filosofía de la Universidad Vita-Salute San Raffaele de Milán.